Seleção de Bolsistas – Iniciação Científica – PIBIC/Unilab

Seleção de bolsistas – Pesquisa PIBIC/Unilab

O comércio de escravos no Ceará, 1850-1888: atuação de negociantes, direções de comércio e perfil de negociados (Orientação: Prof. Dr. Rafael da Cunha Scheffer)

  1. Sobre o Projeto

O Grupo de Pesquisa “Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará” (GPTCM/Unilab) seleciona 2 bolsistas de Iniciação Científica (1 remunerado e 1 voluntário) para atuar no projeto: “O comércio de escravos no Ceará, 1850-1888: atuação de negociantes, direções de comércio e perfil de negociados”. O orientador da pesquisa será o professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) do Ceará, Rafael da Cunha Scheffer.

Esse projeto trata do comércio interno de escravos na província do Ceará, entre 1850 e 1888, e seus diversos impactos na sociedade local. O que se pretende focar é a organização cotidiana desse comércio e o modo como a população cativa de diferentes partes da província foi afetada por ele. Para tanto, o presente projeto propõe a construção de uma análise quantitativa desse comércio, a partir das escrituras de compra e venda de cativos registradas nos cartórios da província (e arquivadas no Arquivo Público do Estado).

A partir dessas escrituras será construído um banco de dados, fundamental para o estabelecimento de flutuações no tempo de variáveis como o perfil de cativos, seus valores e a região para a qual foram negociados. A seguir será desenvolvida uma investigação qualitativa das estratégias e dos indivíduos envolvidos, identificados a partir desse banco.

Discutindo também a percepção social dessas transferências, esse projeto busca compreender a dinâmica do comércio e a atuação dos diversos personagens envolvidos, inclusive a sua organização e a estrutura necessária para a realização das vendas. Pretende-se, desse modo, compreender de forma mais profunda a prática desse negócio e seus desdobramentos, percebendo quem foram os atores que tornaram essas transferências possíveis, quem foram os sujeitos mais atingidos e o impacto social e econômico de tais transferências.

 

  1. Inscrições:

Podem participar da seleção estudantes dos cursos de bacharelado em Humanidades (a partir do 3º semestre) e licenciatura em História da Unilab interessados na temática e que atendam aos seguintes requisitos:

* Estar regularmente matriculado;

* Ter, no máximo, duas reprovações em disciplinas ou atividades no histórico;

* Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou maior que 7,0 (sete);

* Ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;

* Não possuir, na vigência da bolsa, vínculo empregatício ou outra modalidade de bolsa, excetuados bolsas e auxílios de assistência estudantil ou equivalente;

* Ter disponibilidade para o desempenho de atividades nos períodos da manhã e tarde.

Para se inscrever é preciso enviar um e-mail com o assunto: “Bolsa Pibic 2017/2018” para rafaelscheffer@unilab.edu.br até o dia 18 de setembro (segunda-feira), 22h, com os seguintes documentos em anexo:

a) Breve redação indicando motivações e interesses para pesquisar a temática da escravidão no Ceará ( Arquivo Word – no máximo 2 mil caracteres);

b) Histórico acadêmico atualizado;

c) Currículo Lattes.

 

    3. Classificação:

*A classificação será obtida a partir da média das notas de Redação e do IDE registrado no Histórico acadêmico.

 

* Os discentes que já fazem parte do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará” terão 1,0 (um ponto) de bônus somado à sua média de classificação.

 

Inscrições/informações por email:

rafaelscheffer@unilab.edu.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *