Realizada no dia 24 de junho de 2017, de 08:30h às 11:00h, na Escola Padre Antonio Crisóstomo, em Acarape-CE, a “Primeira Mostra de Jogos de Tabuleiro da Antiguidade” foi uma atividade de extensão organizada pelos discentes da disciplina “Antiguidade Africana, Médio-Oriental e Mediterrânea” do Curso de Licenciatura Plena de História da UNILAB, ministrada pelo professor Dr. Sérgio Krieger Barreira. O desenvolvimento dessa atividade como um projeto de extensão possibilitou tanto aos alunos da referida disciplina como a comunidade local, um contato com jogos milenares sociedades distintas, como o Jogo Real de Ur, por exemplo, surgido por volta do século XXVI a.C., na cidade de Ur, na Mesopotâmia.
O processo de organização do evento baseou-se em um estudo aprofundado dos jogos de tabuleiro da antiguidade, através de livros e artigos acadêmicos, instigando os alunos à pesquisa bem como à confecção dos tabuleiros utilizando diversos materiais como isopor, E.V.A, tintas, papel etc., de forma artesanal e criativa. A confecção dos tabuleiros, nesse sentido, surge como um contraponto em uma sociedade de mercado onde os processos criativos são deixados de lado.
A organização dessa mostra possibilitou aos discentes a realização de trabalho em equipes, cada uma responsável por um jogo, além de responsabilizarem-se pela organização do espaço da escola, divulgação e interação com os participantes que, além de terem a oportunidade de jogar, tiveram acesso a conhecimentos e vivências a partir dos jogos de tabuleiro da África, da Mesopotâmia e de Roma, em um evento aberto à toda a comunidade. Nesse sentido, os discentes chamam atenção também para as potencialidades pedagógicas em se trabalhar com os jogos da antiguidade, mesclando conhecimento histórico, criatividade e raciocínio lógico.
Portanto, ao fomentar atividades de extensão em consonância com os conteúdos abordados em sala de aula, a UNILAB cumpre um relevante papel social ao levar essas experiências para fora dos muros da universidade.
LEONILDO DA SILVA LEAL