Tema: História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígenas no PRP Unilab
– subprojeto de História – CE
Debatedores/as: Anilsa Lima Almeida (Nindonykedakat), Thamyres Dutra Mesquita,
Tainá Sousa Peixôto Tôrres Bezerra e Yanique Nanque.
Mediador: Saido Baldé
Data: 06 de junho de 2021
Horário: 14H00 – 15H30
Ementa: A perspectiva do subprojeto de História do PRP Unilab, é formar
professores/as qualificados/as para exercerem a profissão docente na Educação Básica
no Brasil assim como nos países parceiros da Unilab. Ainda, este subprojeto vem
mostrando a sua preocupação em capacitar os/as futuros/as professores/as para enfrentar
os desafios e problemas da Educação Básica, principalmente aqueles que dizem respeito
ao ensino de História. Com base nesta perspectiva, olhando para o contexto do espaço
escolar brasileiro, este subprojeto traçou outro objetivo que visa responder um dos
maiores desafios colocados à Educação Básica brasileira: romper com modelo
eurocêntrico que domina o espaço escolar brasileiro. Por conseguinte, este subprojeto
orienta os/as residentes para estimularem a implementação das leis 10.639/03 e
11.645/08. Lembrando que, essas leis tornaram obrigatório o Ensino da História da
África e Cultura Afro-brasileira e Indígena em todas as escolas do ensino básico
brasileiro. Portanto, para esta SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS, convida-se
os/as estudantes de curso de História da Unilab-CE, bolsistas residentes do PRP para
falarem de suas experiências sobre o ensino de História da África e da Cultura dos afro-
brasileiros e indígenas nas escolas do Ensino Médio Almir Pinto de Aracoiaba e de
Liceu de Baturité Domingos Sávio. Trazendo as suas experiências de regências (aula,
minicurso, roda de conversa, etc.) nestas escolas, respondendo às seguintes questões:
que possibilidades o PRP Unilab – subprojeto de História oferece para estimular o
ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígena? Com base na
experiência de licenciandos/as da Unilab, notaram alguma dificuldade em relação
ao ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nestas
escolas? Se sim, quais são essas dificuldades e quais as medidas devem ser tomadas
para minimizar tais dificuldades?
Obs.: esta socialização de experiências vai ter lugar na página de Facebook – Uanhangabé
Saído Baanlde.